Skip Ribbon Commands
Skip to main content
Navigate Up
Sign In

Quick Launch

Promob Cut Pro – Como salvar e utilizar as sobras obtidas no plano de corte



O Promob Cut Pro permite que as sobras obtidas no plano de corte sejam salvas para serem utilizadas em outros projetos, visando assim a otimização de matéria-prima.
 
Para salvar as sobras, proceda da seguinte maneira:
  1. Com o menu Plano de Corte selecionado, clique no botão Salvar sobras:
     

  2. Ao clicar no botão Salvar sobras, a seguinte janela será habilitada:
     

  3. Onde:
    1. Dimensão mínima (em milímetros): através desses dois campos é possível filtrar as sobras. Por exemplo: sobras com largura inferior a 350 e altura inferior a 400 não são válidas para a minha fábrica/marcenaria, portanto, ao colocar esses valores nos campos indicados, ficarão selecionadas as sobras que possuírem dimensões superiores. Para as matérias primas que não possuem sentido do veio, as sobras serão consideradas também com as dimensões invertidas. Seguindo o exemplo anterior, largura 350 e altura 400, para as matérias primas sem sentido de veio, peças com tamanho 350 x 400 e também 400 x 350 serão salvas.

    2. Chapas: são as chapas que possuem sobras neste plano de corte:
       

    3. As sobras: são as sobras propriamente ditas;

    4. Selecionar/Deselecionar todos: permite a seleção ou a deseleção de todas as sobras;

    5. Considerar as dimensões invertidas para chapas com sentido do veio: Para compreender este item, é necessário entender o item 1. Dimensão mínima desta KB. Como explicado no item, o comportamento de salvar sobras para as matérias primas sem sentido de veio é diferente das matérias primas com sentido do veio. Para as matérias primas sem sentido de veio, cada um dos retalhos é avaliado, ignorando Largura ou Altura. Ou seja, itens de 350 x 400 e 400 x 350 serão salvos. Agora, para os itens com sentido do veio, a largura e a altura são respeitados. Para isso apenas os itens com 350 x 400 seriam salvos. Agora, para que esta verificação seja ignorada e que o comportamento seja o mesmo para ambos, basta habilitar a opção.

    6. Salvar/Cancelar: finaliza o procedimento.

    IMPORTANTE: após salvar as sobras, caso retorne para a janela de de sobras e refugos, as sobras salvas deste plano estarão sendo exibidas em outra cor, como mostra a imagem a seguir:
     

    IMPORTANTE: apenas as sobras salvas ficam desenhadas com hashura, as demais ficam em branco no plano de corte.
     
    1- Sobras em branco: sobras que não foram salvas;
    2- Sobras com hashura: sobras que foram salvas.
Ao finalizar o procedimento, as sobras marcadas ficarão salvas e serão utilizadas pelo Promob Cut Pro automaticamente se o botão Usar sobras estiver habilitado:
 

Para habilitar ou desabilitar a função Usar sobras basta clicar sobre ele.

IMPORTANTE: as sobras serão utilizadas em outro projeto quando a matéria-prima das sobras for exatamente igual à matéria-prima do novo projeto, ou seja, mesmo acabamento (branco, por exemplo), mesma espessura, mesmo material (MDF, por exemplo), mesmo fornecedor e etc.

Onde as sobras ficam salvas?

As sobras que foram salvas ficam armazenadas no Cadastro de Chapas:

 

E ficam associadas às chapas que deram origem à elas. As chapas que possuem sobras associadas possuem uma seta ao lado do nome, como mostra a imagem abaixo. Para expandir a lista basta clicar sobre a seta:
 
Cada chapa deve carregar inicialmente apenas as sobras disponíveis. Porém, ao clicar com o botão direito sobre a chapa, é exibido o menu, como na imagem a seguir, onde é possível carregar as sobras já utilizadas em outros planos, clicando no item “Exibir sobras utilizadas”. Caso as sobras utilizadas já tenham sido carregadas, o menu altera a descrição e funcionalidade para “Ocultar sobras utilizadas”.
 

Quando a chapa possuir sobras que estão sendo utilizadas em algum plano de corte, é mostrado o (i) ao lado da descrição da chapa. Ao posicionar o mouse em cima do ícone, é exibido a mensagem abaixo:
 

Para as sobras que estão em uso, é possível Abrir o projeto vinculado e Desvincular Sobra, conforme a imagem abaixo: 
  
  1. Abrir o projeto vinculado: abrir o projeto que está com a sobra em uso.
  2. Desvincular sobra: desvincular a sobra que está em uso em um projeto e esta passará a ser uma sobra disponível para novos projetos.

É possível realizar ações como: remover alguma sobra específica, adicionar sobra manualmente ou desvincular sobra.
 

Para identificar as informações das sobras, observe as indicações nas imagens abaixo:

Ícone com seta azul indica que a sobra foi adicionada automaticamente, na opção Salva Sobras do plano de corte.
 

IMPORTANTE: Para sobras adicionadas automaticamente, é possível visualizar o projeto de origem da sobra. Para isso, clique com o botão direito do mouse na sobra desejada.

 


Ícone com seta verde indica que a sobra foi adicionada manualmente, utilizando a opção Adicionar Sobra no cadastro da chapa.
 
​​​​​​​​​​​​​​​​

Ícone com seta vermelha indica que a sobra está sendo utilizada em algum plano de corte.