Skip Ribbon Commands
Skip to main content
Navigate Up
Sign In

Quick Launch

Catalog - Armários - Como cadastrar condições?

As condições podem ser utilizadas quando é necessário condicionar a visibilidade de um componente, item, divisão ou alternativa.

Para cadastrar condições:

1. Acesse o menu Cadastro Armários;

2. Selecione a opção deseja: Estruturas, Itens ou Divisões;

3. Selecione o item para o qual deseja cadastrar condições de visibilidade;

4. Na guia respectiva, clique em Cadastrar Condições;

5. Será exibida a janela de Condições;

 

6. Clique em Adicionar Condição para adicionar uma condição, ou em Adicionar Grupo para criar um grupo de condições;

6.1. Adicionar grupo:

O grupo serve para dar precedência para as condições que estão dentro de um agrupamento. Tendo mais de um grupo, o resultado das condições do primeiro agrupamento será somado ao resultado das condições do segundo agrupamento, com o seu respectivo operador (E, Ou, Ou Exclusivo), e assim por diante.

6.1.1. Ao clicar em Adicionar grupo, serão adicionadas duas linhas. A primeira linha é do agrupamento. Quando o grupo é o primeiro da lista, o mesmo não contém operador visto que não há linha antecessora para aplicar a operação;

 

 

6.1.2. Na segunda linha, configure a condição (consulte abaixo o item 6.2);

6.1.3. Após, se desejar adicionar mais condições ao grupo, clique em Adicionar Condição.

Caso queira transferir a condição para outro grupo, é necessário movimentá-la por arraste.

6.2. Adicionar condição:

6.2.1. Configure a condição:

1. Na coluna Operador, escolha a operação que deve ser aplicada em relação à linha acima. Caso a condição adicionada seja a primeira da lista, não haverá a opção para cadastro de operador;

a) Operador "E": adiciona a condição em questão à condição anterior;

b) Operador "Ou": cria uma relação de alternância com a condição anterior;

c) Operador "Ou Exclusivo": define que uma, e somente uma, das condições envolvidas neste operador tornarão a condição válida;

IMPORTANTE: A condição “E” tem precedência à condição “Ou”. Desta forma, independente da ordem das condições cadastradas, as condições com operador “E” são processadas antes das condições com operador “Ou”. Veja exemplos:

Exemplo 1:

Ordem
Operador
Testar
-
Tem o item X
OU
Tem o item Y
E
É vão esquerdo
E
Item é invertido

Neste exemplo, será calculado, primeiramente a soma das condições E à condição 2 (2+3+4) e, deste resultado, será calculado a condição 1+2 (1 OU 2+3+4).

Exemplo 2:

Ordem
Operador
Testar
-
Tem o item X
E
É vão esquerdo
OU
Tem o item Y
E
Item é invertido

Neste exemplo, será calculado, primeiramente a soma das condições 1 e 2, em seguida, 3 e 4, somente então, o resultado de 1+2 OU 3+4.

2. A seguir, marque o checkbox Negação caso a condição deva ser uma negação;

Exemplo: Se a condição de visibilidade do item é "não deve ser no vão esquerdo para ser visível", é necessário marcar o checkbox Negação e no campo Testar, selecionar a opção "É vão esquerdo".

3. Em Testar, escolha dentre as opções:

IMPORTANTE: Algumas opções podem variar de acordo com o editor do qual está sendo acessado o editor de condições (Estruturas, Itens ou Divisões).

a) É vão esquerdo: Testa se o item no qual está sendo aplicada a condição está no vão esquerdo.

b) É vão direito: Testa se o item no qual está sendo aplicada a condição está no vão direito.

c) É vão inferior: Testa se o item no qual está sendo aplicada a condição está no vão inferior.

d) É vão superior: Testa se o item no qual está sendo aplicada a condição está no vão superior.

e) Item é invertido: Testa se o item no qual está sendo aplicada a condição é invertido.

f) Tem item: Testa se o item no qual está sendo aplicada a condição tem o item da ID que deverá ser adicionada no campo Valor, além de outras configurações;

Se esta for a opção selecionada é necessário, em seguida, escolher o item para a condição através do botão Lupa, depois configurar em Vão qual dos vãos deverá ser validado. Por fim, deve-se configurar as opções:

Testar inversão: Marcado, testa o checkbox “Está invertido”. Desmarcado, o resultado do checkbox “Está invertido” é indiferente.

Está invertido: Testa se o item selecionado na lupa está invertido no construtor do Promob, em sua inserção na estrutura.

 

g) Testar expressão: Testa a expressão preenchida no campo Valor;

h) Testar armário: Permite que seja selecionada uma estrutura dentre as cadastradas a partir da qual será definida a condição, juntamente com as informações preenchidas no campo Valor.

Se esta for a opção selecionada é necessário, em seguida, escolher a estrutura para o teste através do botão Lupa.

i) É vão externo esquerdo: Testa se o vão no qual está sendo inserido o item é o vão externo (mais para fora) à esquerda.

j) É vão externo direito: Testa se o vão no qual está sendo inserido o item é o vão externo (mais para fora) à direita.

k) Tem item do tipo: Permite escolher entre os tipos Interno, Frente, Fundo ou Gaveta, e testa se no vão no qual está sendo inserido o item, tem item do tipo escolhido.

l) Tem item vizinho: Teste somente disponivel para condições do editor de Divisões, que testa se o item para o qual está sendo adicionada a condição terá um vizinho (em vão escolhido posteriormente) de ID específico (item selecionado pelo ícone Lupa).

m) Tem item vizinho do tipo: Teste somente disponivel para condições do editor de Divisões, que testa se o item para o qual está sendo adicionada a condição terá um vizinho (em vão escolhido posteriormente) de determinado tipo (interno, frente, fundo ou gaveta).

n) Módulo é da biblioteca: Testa se o módulo que está sendo editado pelo construtor é um módulo da biblioteca, inserido no ambiente pela barra de modulação.

7. Após a configuração das condições e/ou grupos de condições, clique em Fechar e, em seguida, no botão Atualizar, para aplicar as alterações.