Skip Ribbon Commands
Skip to main content
Navigate Up
Sign In

Quick Launch

Catalog - Como corrigir as escalas de materiais com 90 graus de rotação?

Até a versão 2013 do Promob, materiais que precisariam ter o sentido da textura alterado para uma rotação de 90 graus, precisariam também ter sua escala em X e Y invertida. A partir da versão 2014 do Promob, não será mais necessário inverter a escala, pois a rotação já fará as configurações necessárias para o ajuste do material.

Portanto, ao migrar os sistemas para a versão 2014, os materiais rotacionados em 90° e configurados com a escala invertida poderão apresentar um comportamento incorreto.

Para ajustar as escalas destes materiais rotacionados em 90 graus e evitar que a textura fique desfigurada:

IMPORTANTE: O procedimento a seguir deve ser executado com o Promob Catalog fechado.

1. Feche o Promob Catalog;

2. Baixe o arquivo Escalas_Materiais.zip;

3. Descompacte e execute o arquivo HotFixInversaoEscalaMateriais.exe;

4. Na janela que será aberta, clique em Abrir;

 

5. Localize e selecione a System do sistema no qual deseja fazer as inversões. Clique em Ok;

IMPORTANTE: A system a ser selecionada deve ser a mesma que é personalizada pelo Catalog.

 

6. Clique em Processar;

 

7. Aguarde que sejam processados os materiais da biblioteca. Neste tempo, o aplicativo revisará todos os arquivos *.material da biblioteca e executará a seguinte ação:

a) Caso localize dois arquivos que possuem a mesma textura associada, fará a comparação entre as rotações:

• Caso suas rotações sejam 0° e 90°, fará a comparação entre as escalas de ambos arquivos:

* Se a escala X do arquivo de 0° for igual à escala Y do arquivo de 90° e a escala Y do arquivo de 0° for igual à escala X do arquivo de 90°, o aplicativo duplicará as escalas de X e Y do arquivo de 0° para o X e Y do arquivo de 90°, fazendo com que as escalas de ambos arquivos sejam iguais.

* Se alguma destas escalas for diferente, o arquivo de 90° aparecerá na lista após o processamento para revisão manual.

b) Os arquivos de 0° de rotação, que não possuírem um arquivo que utilize a mesma textura e rotação 90°, serão ignorados.

c) Os arquivos de 90° de rotação, que não possuírem um arquivo que utilize a mesma textura e rotação 0°, serão listados após o processamento, para revisão manual.

8. Ao final do processamento, será exibida uma mensagem indicando quantos arquivos de 90° tiveram suas escalas invertidas automaticamente e quantos arquivos precisam ser verificados manualmente. Clique em Ok;

 

9. Identifique quais materiais precisam ser revisados pela listagem que será exibida a seguir e faça a revisão dos mesmos. Para isso, abra o Catalog e acesse o cadastro de cada um pelo menu Cadastro Materiais, acessando o caminho indicado na própria lista.

IMPORTANTE: Os materiais listados não necessariamente precisam ter suas escalas invertidas. São listados apenas para identificar se as escalas não estão ocasionando deformação na textura. Se o cadastro destes materiais estiver correto, não faça nenhuma alteração e ignore-o na lista.

 OBSERVAÇÃO: Os materiais listados poderão ser exibidos na lista sempre que o aplicativo for rodado sobre a mesma system. Se já foram revisados e não foi constatada necessidade de inversão das escalas, apenas ignore-os.

10. Caso, na revisão dos materiais, identificar que alguma das texturas listadas está com suas escalas invertidas entre X e Y, marque-as na lista e clique em Inverter Escalas;

IMPORTANTE: É de extrema importância que, antes de selecionar os materiais e clicar em Inverter Escalas, seja feita a revisão destes pelo cadastro dos materiais, no Catalog.

 

11. Aguarde que seja exibida a mensagem confirmando a inversão das escalas e clique em Ok;

 

12. Os materiais que foram alterados passarão a ser exibidos em cinza na lista do aplicativo, para que seja identificado quais já foram invertidos;

13. Ao finalizar a inversão dos materiais necessários, encerre o aplicativo e reindexe os materiais caso o Catalog já esteja aberto. Caso o Catalog não esteja aberto, abra-o e confira o seu funcionamento;

14. Assim que possível, realize a publicação do sistema.