Skip Ribbon Commands
Skip to main content
Navigate Up
Sign In

Quick Launch

Catalog - Como criar e configurar um atributo?

Para criar atributo:

1. Acesse o menu CadastroSistemaAtributos;

2. Selecione o grupo dentro de entidade.attributes onde deseja criar o atributo;

3. Clique em Novo Cria Atributo;

 

4. Preencha os campos ID e Nome;

 

5. Preencha o campo Descrição, descrevendo a função do atributo;

 

6. Em Parâmetros, preencha os campos conforme desejado;

Categoria
Este campo informa a categoria a que o atributo pertence quando foi criado. Pode-se alterar esta configuração conforme desejado.
Tipo
Permite escolher o tipo de valor do atributo, podendo ser: Texto, Verdadeiro/Falso, Número inteiro, Número decimal, Imagem.
Valor padrão
Preencha o valor padrão do atributo.
Valor Mínimo
Preenche-se o valor mínimo numérico. O campo somente fica habilitado quando o Tipo for Número inteiro ou Número decimal.
Valor Máximo
Preenche-se o valor máximo numérico. O campo somente fica habilitado quando o Tipo for Número inteiro ou Número decimal.
Checkbox Visível
Com esta opção marcada, quando um item tiver o atributo aplicado, a opção ficará visível na barra de propriedades do módulo, quando inserido no ambiente.
Checkbox Editável
Ao marcar o checkbox Visível, se a opção deve ser editável pelas propriedades é necessário marcar o checkbox Editável. Os valores do atributo sempre são editáveis no cadastro dos módulos, independente deste checkbox.

7. O grupo Tag Agrupadora pode ser utilizado quando se deseja agrupar um ou mais atributos e aplicá-los em todos grupos filhos que o possuírem. Exemplo: para seleção do material que será utilizado na construção dos móveis, este campo pode ser configurado para que o usuário selecione e aplique este mesmo material em todos os grupos, não sendo necessário cadastrar material em cada grupo da biblioteca. Para isso, é necessário preencher o mesmo Nome no campo da Tag Agrupadora de todos os atributos Material das bibliotecas. Caso o campo Descrição seja preenchido, o valor preenchido neste campo será exibido, ao invés do nome.

 

8. Em Valores Propostos é possível preencher os valores propostos para o atributo. Além disso, é possível marcar o checkbox Aceitar somente os valores propostos, para restringir os valores.

 

9. Em Comportamento é possível marcar alguns checkbox:

 
Lançar evento ao mudar valor
Com esta função ativa, ao aplicar o atributo pelo cadastro de módulos, é possível aplicar o evento Ao mudar valor atributo, para poder aplicar uma ação. Desta forma, quando o valor do atributo for alterado, a ação do evento criado será aplicada.
Criação automática
Com esta função ativa, o atributo em questão será criado automaticamente para todos os itens de forma invisível, com o valor padrão configurado. Exemplo: O atributo Calculated está configurado com valor padrão True e com a função “Criação automática” ativa. Desta forma, todos os itens da biblioteca serão calculados por padrão (Calculated: True). Para que um item não seja calculado será necessário aplicar o atributo e alterar o valor para False.
Alterar forma
Com esta função ativa, ao mudar o valor do atributo, o Promob dispara uma série de eventos como Carregar Entidade, Setar Visibilidade da entidade, Mudar Forma, Furar Entidade, Mudar Dimensão, Mudar Posição, Selecionar Entidade sem que seja necessário cadastrar eventos nas entidades. Sempre que um atributo for usado para influenciar em visibilidade, forma, posição, etc, pode-se utilizar esta propriedade ao cadastrar o atributo, ao invés de cadastrar eventos. Como exemplo, temos os atributos de Dimensão A e B, que são usados em módulos de cantos e utilizam esta propriedade.
Atualização dinâmica
Quando a opção está marcada, o valor do atributo é recalculado. Quando não está marcada é calculado apenas uma vez. Usado para os atributos cujos valores possuem variáveis. Exemplo: o atributo Description necessita desta propriedade ativa visto que, por vezes, são preenchidas variáveis nos campos de Descrição, por exemplo, ‘Balcão $W$’. Desta forma, este atributo precisa ser atualizado dinamicamente.
Propriedade avançada
Caso a opção Visível esteja ativa, com a função Propriedade Avançada ativa, o atributo ficará disponível para visualização (e edição, caso Editável esteja ativo) na barra de propriedades do item, com o modo Avançado ativo.

10. Após realizar estas configurações, clique no ícone Atualizar e reinicie o Promob para aplicar as alterações.