Skip Ribbon Commands
Skip to main content
Navigate Up
Sign In

Quick Launch

​Catalog - Como alterar os modelos de mais de um tipo de componente simultaneamente?

Em determinadas situações, pode ser necessário que, ao alterar o modelo de um tipo de componente, o modelo do outro componente seja alterado simultaneamente.

Exemplo: Ao alterar o modelo acabamento da caixa de um módulo, é necessário que o modelo das fitas de borda acompanhe a alteração, para manter a homogeneidade do módulo.

A esta configuração, chamamos de Alterar Modelos Irmãos e, para que os modelos sejam considerados irmãos, é necessário que o cadastro do modelo tipo tenha a mesma ID. Além disso, é necessário que tais modelos estejam aplicados no mesmo item, conforme imagem abaixo:

Para realizar esta configuração:

1. Acesse o menu Cadastro – Modelos;

2. Acesse o grupo e selecione o Modelo Definição que deseja que processe os modelos irmãos;

3. Marque o checkbox Alterar Modelos Irmãos pelo ID e Alterar Modelos Irmãos pela Referência;

IMPORTANTE: Alterar Modelos Irmãos pela Referência permite a configuração de modelos associados. Alterar Modelos Irmãos pela ID não possibilita o uso de modelo associado, os mesmos devem estar repetidos e identados com contra barra. Por exemplo, LinhaA\Horizontal\123 e LinhaA\Vertical\123.

 

4. Em seguida, certifique-se de que os modelos tipos pertencentes ao modelo definição no qual foi marcada a opção possuem IDs e/ou Referências iguais (de acordo com a opção marcada) aos modelos tipos equivalentes, do outro modelo definição.

No exemplo utilizado, a configuração feita tem a intenção de fazer com que ao alterar o modelo da caixa, o modelo das fitas de borda acompanhe a alteração, de acordo com a ID. Por isso, a conferência das IDs será entre os modelos tipos do modelo definição Caixas e os modelos tipos do modelo definição Fita de Borda. Caso a opção Alterar Modelos Irmãos pela Referência tivesse sido marcada, a conferência deveria ser feita pelo campo Referência.

Caso a opção Referência seja marcada, o Promob comparará ID e Referência. A 'referência' equivale ao campo do box Informações no cadastro do modelo tipo. Por exemplo: se houver uma informação ACABAMENTO nos modelos tipos, deve-se preencher no campo ao lado do checkbox Referência com a informação ACABAMENTO. Desta forma, o Promob comparará ambos ID e Referência ACABAMENTO e mudará somente os modelos cuja ID e informação ACABAMENTO forem iguais.

5. Após a conferência, clique no ícone Atualizar para aplicar as alterações.

6. Em seguida, insira os itens no ambiente para testar.

Segundo o exemplo utilizado, ao alterar o modelo tipo da caixa, o modelo da Fita de Borda acompanha a alteração.