Skip Ribbon Commands
Skip to main content
Navigate Up
Sign In

Quick Launch

Catalog - Como configurar a repetição de gavetas em um gaveteiro?

A chamada “Fórmula N” possibilita que uma determinada entidade seja agregada apenas uma vez no módulo, mas permitindo que o usuário aumente ou diminua a quantidade que este item será repetido.

Nesta documentação utilizaremos como exemplo um gaveteiro que deverá conter 4 gavetas. Para que não seja necessário agregar cada gaveta individualmente, é possível realizar o cadastro da gaveta agregada uma única vez e utilizar a fórmula N com repetição com distância fixa.

Para isso:

1. Acesse o menu Cadastro Módulos;

2. Selecione o gaveteiro no qual será agregada a gaveta pela árvore de navegação;

3. Acesse a guia Agregados;

4. Realize o cadastro da gaveta agregada normalmente. Para consultar como cadastrar e configurar um agregado, clique aqui.

5. Em Dimensão, preencha em Largura, Altura e Profundidade as dimensões desejadas.

IMPORTANTE: No exemplo utilizado, a gaveta agregada já inclui a caixa e a frente de gaveta. Ajustamos apenas a largura da gaveta, mantendo a altura e profundidade padrão da gaveta, portanto, os campos Altura e Profundidade mantiveram-se em branco.

 

6. Em Posicionamento, configure o posicionamento nos eixos, mas mantenha o eixo que será configurado com a fórmula de repetição em branco;

No exemplo do gaveteiro, preenchemos os eixos X e Y com o posicionamento desejado e deixamos o eixo Z, correspondente ao eixo onde deve ocorrer a repetição, em branco, conforme é possível perceber na imagem acima.

7. Em Repetição, preencha:

Inserção: Quantidade de agregados repetidos ao inserir o módulo no ambiente;

Mínimo: Quantidade mínima de repetição do agregado após inserção no ambiente;

Máximo: Quantidade máxima de repetição do agregado após inserção no ambiente.

No exemplo, utilizamos a quantidade fixa de 4 gavetas, para que não seja possível alterar a quantidade, entretanto, é possível configurar de acordo com as quantidades desejadas.

 

8. Marque o checkbox Recalcular caso algum dos campos (Inserção, Mínimo ou Máximo) esteja preenchido com fórmulas, para que a repetição seja recalculada a cada alteração no ambiente;

9. Em Posicionamento, no campo do eixo em que deve ocorrer a repetição, preencha a fórmula de repetição com distância fixa:

Eixo X: VAR1+(($W$+VAR2)*($NI$-1))

Onde, VAR1 é o valor da distância antes de começar a repetição (da esquerda para a direita) e VAR2 é o valor da distância depois da repetição.

 

Eixo Y: VAR1+(($D$+VAR2)*($NI$-1))

Onde, VAR1 é o valor da distância antes de começar a repetição (de trás para a frente) e VAR2 é o valor da distância depois da repetição.

 

Eixo Z: VAR1+(($H$+VAR2)*($NI$-1))

Onde, VAR1 é o valor da distância antes de começar a repetição (de baixo para cima) e VAR2 é o valor da distância depois da repetição.

 

No exemplo, utilizamos a fórmula com distância fixa no eixo Z, visto que a repetição de gavetas ocorre neste eixo e as distâncias independem da quantidade de gavetas repetidas. Caso o cálculo deva ser com distância variável, então acesse o editor de fórmulas e, na árvore lateral, localize em Fórmulas “Repetição com distância variável em...”.

 

Para o exemplo do gaveteiro, calculamos uma distância entre o início do módulo (incluindo a base de 18mm) e somamos mais 12mm de distância da base, resultando no valor 30.

Fórmula exemplo no eixo Z: 30+(($H$+60)*($NI$-1))

Quanto à distância depois da repetição, somamos os 38mm de sobra da frente (do fim da caixa até o fim da frente) mais os 20mm do fim da caixa até a parte superior mais 2mm de folga entre uma frente e outra, resultando em 60mm, para que, ao repetirem-se uma sobre a outra, as frentes não se sobreponham.

 

10. Após a configuração da fórmula N, atualize o cadastro clicando no ícone Atualizar e teste a inserção do item no ambiente.