Skip Ribbon Commands
Skip to main content
Navigate Up
Sign In

Quick Launch

Catalog - Como configurar a etapa Motor?

Esta etapa é a principal etapa a ser configurada, pois define a maneira como os módulos devem ser apresentados na tela do orçamento.

 
Para configurar esta etapa:

1. Em Referência, selecione a referência que deverá ser utilizada pelo Motor do Orçamento.

Esta referência é utilizada no cadastro dos módulos e possui a informação de codificação da modulação. Geralmente, é selecionada a REFERENCIA COMPLETA, que está relacionada à referência COMPLETE dos módulos.

 

2. Em Modo, defina o modo de apresentação dos módulos do projeto no orçamento.

Comum: Este modo não respeita as hierarquias definidas pelo atributo BudgetAggregate. Na listagem dos itens, os mesmos são exibidos em lista sem distinção de hierarquia, sem diferenciar componentes e módulos, um abaixo do outro.

Explosão: Este modo respeita as hierarquias definidas pelo atributo BudgetAggregate. Na listagem dos itens, os mesmos são exibidos em lista com distinção de hierarquia, diferenciando componentes e módulos, exibindo os componentes com um recuo maior em relação aos módulos.

IMPORTANTE: Para que estes modos funcionem corretamente, é necessário desenvolver layouts de orçamento específicos para tais modos. Caso seu Catalog não possua tais layouts prontos, entre em contato com a Consultoria de Catalog.

3. Marque ou desmarque os checkbox conforme desejado:

a) Processar Ambientes Separados: com esta opção marcada, ao possuir mais de um ambiente 3D para orçar (conforme imagem a seguir), os módulos serão separados por ambiente no orçamento. Já com a opção desmarcada, os módulos dos dois ambientes são exibidos na mesma listagem.

 

Com a opção Processar Ambientes Separados marcada:

 

Com a opção Processar Ambientes Separados desmarcada:

 

b) Processar Categorias: agrupa os módulos do ambiente de acordo com sua categoria. Essas categorias são definidas no cadastro de orçamento do módulo.

Com a opção Processar Categorias marcada:

 

Com a opção Processar Categorias desmarcada:

 

c) Permitir Item Suplementar: Com esta opção marcada, os módulos cujos preços foram informados através do Painel de Ferramentas (Exemplo: geometrias, itens da Decore) exibem o preço configurado. Com a opção desmarcada, tais itens não serão apresentados.

Com a opção Permitir Item Suplementar marcada:

 

Com a opção Permitir Item Suplementar desmarcada:

 

d) Permitir Item Extra: Caso o projeto possua itens extras, com a opção marcada, os mesmos são exibidos no orçamento. Já se a opção estiver desmarcada, os itens extras não serão exibidos no orçamento.

e) Compactar Repetições: Agrupa mesmos módulos e com mesmas dimensões em uma linha do orçamento, inclusive módulos lineares como prateleiras, tampos, etc, exibindo a quantidade de repetições na coluna Rep. Seu correto funcionamento depende do layout do orçamento.

f) Compactar Quantidade: Caso esta opção esteja marcada, para que as quantidades sejam compactadas, ao invés das repetições, é necessário que a regra de orçamento tenha a opção ‘Soma quantidades’ marcada.

g) Compactar Geometrias Convertidas: Esta opção é dependente da opção “Compactar repetições”. Com a opção “Compactar repetições” marcada, caso exista algum item no ambiente que seja uma geometria convertida para item de modulação, este item também respeitará as regras de repetição.

h) Considerar Observações na Compactação: Esta opção é dependente da opção “Compactar Repetições”. Com esta opção marcada, os itens somente terão a repetição compactada caso as observações entre os itens sejam iguais. Estas observações são configuradas diretamente nos projetos, e definidas no ambiente pela seleção do item, na barra Ferramentas.

 

4. Em Grupos é possível configurar grupos que devem ser Orçados ou Não Orçados;

Orçados: Ao acrescentar alguma biblioteca neste grupo, todas demais bibliotecas serão ignorados neste orçamento.

Não Orçados: Ao acrescentar alguma biblioteca, esta será ignorada no orçamento, enquanto as demais bibliotecas serão orçadas.

 

5. Após realizar as configurações, clique no ícone Atualizar para aplicar as alterações, ou continue configurando as etapas do orçamento.

​​