Skip Ribbon Commands
Skip to main content
Navigate Up
Sign In

Quick Launch

Catalog - Como cadastrar regras de orçamento?

 

As regras de orçamento servem para definir como o Promob deverá calcular o preço dos itens.

Para cadastrar regras de orçamento:

1. Acesse o menu Cadastro – Orçamento – Regras de Orçamento;

 

2. Clique em Regras de Orçamento e, em seguida, em Novo;

 

3. Preencha os campos ID e Unidade, conforme desejado.

 

4.  A regra de orçamento será criada com alguns campos preenchidos.

5. Em Campos Principais, defina:

a) ID: ID único da regra. Não pode conter caracteres especiais ou espaço.

b) Unidade: equivalente ao nome da regra, para facilitar identificação de qual a unidade de medida da regra de orçamento que está sendo cadastrada.

c) Quantidade de Item: Define de que forma será calculada a coluna quantidade de um item no orçamento para multiplicar pelo preço da tabela. Quando igual a 1, equivale a uma regra de orçamento para unidade. Se substituído por ($BUDGETWIDTH$x$BUDGETDEPTH$)/(1000*1000), equivale a uma regra de orçamento de metro quadrado LxP;

d) Texto de Dimensão: é o texto que define de que forma será exibida a dimensão no orçamento. As variáveis terminadas em “USER” indicam que o valor será exibido com a unidade de medida configurada pelo usuário no seu Promob.

6. Em Fórmulas de Preços Unitários terá sido criada automaticamente a fórmula padrão para cálculo dos preços. A fórmula é criada para preços unitários, levando em conta apenas o preço de tabela, para cálculo de Unidade.

 

7. Em Valor, altere o valor preenchido para $BUDGETQUANTITY$*$TABLEPRICE$;

8. Logo abaixo, a opção Soma Quantidades deve ser marcada quando se deseja que as quantidades de itens com dimensões iguais e/ou diferentes sejam somadas. Marque as opções conforme desejado.

Exemplo 1: se um kit de ferragens deve ter a quantidade somada independente de dimensões iguais ou diferentes, apenas marque o checkbox Soma Quantidades.

Exemplo 2: uma barra que deve somar quantidades apenas quando a altura e profundidade forem iguais, marque os checkbox Soma Quantidades, Altura Igual e Profundidade Igual.

 

9. Em Campos Opcionais, configure:

 

a) Arredondamento de Quantidade: valor para arredondamento da quantidade. Se vazio, não faz arredondamento.

0.001: arredonda o cálculo da quantidade de item milímetro por milímetro.

0.01: arredonda o cálculo da quantidade de item centímetro por centímetro.

b) Folga no Arredondamento: define qual será o ponto de arredondamento. Se vazio, será o decimal 5, conforme padrão mundial. Supondo que o arredondamento seja de 1 e folga de 0.7, a quantidade 2.6 será arredondada para 2 (para baixo); já a quantidade 2.7 ou 2.8, será arredondado para 3 (para cima).

c) Fórmula de Aproveitamento: deve ser utilizado quando o checkbox Melhor Aproveitamento estiver marcado. Compara as quantidades dos módulos para cálculo das somas, para melhor aproveitamento no corte de peças.

d) Percentual de Acréscimo: deve utilizado quando checkbox Altera Valor Quantidade estiver marcado. O valor preenchido será o percentual de acréscimo na quantidade.

e) Descrição de Acréscimo: é a descrição do Percentual de Acréscimo preenchido no campo anterior.

f) Divisor de Quantidades: valor que deve dividir a quantidade de cada item. Utilizado para regras de orçamento para formar pacotes ou barras.

g) Dimensão Base para Armazenamento: deve ser utilizado quando o checkbox Dividir quantidade dos itens estiver marcado. Determina qual será a dimensão usada na divisão dos itens. Este é um modo de divisão que procura fazer o aproveitamento de chapas com valores propostos.

h) Altera Valor Quantidade: permite configurar o campo Percentual de Acréscimo, que altera o valor da quantidade através de percentual.

i) Melhor Aproveitamento: permite configurar o campo Fórmula de Aproveitamento. Indica se considera ou não o melhor aproveitamento para cortes de peças.

j) Dividir Quantidade dos Itens: permite alterar o campo Dimensão Base para Armazenamento.

k) Atribuir Divisão em Repetição: indica se o resultado da divisão da quantidade deve ser utilizado pelo campo Repetição no layout de orçamento.

l) Soma Quantidade Níveis: indica se os itens devem somar sua quantidade independente do nível. Exemplo: fitas de borda em estruturas, independente do nível.

10. Depois de configurar a regra de orçamento conforme desejado, clique no ícone Atualizar para aplicar as alterações.